A Associação dos Pequenos Produtores e Produtoras Rurais da Zona da Mata e Leste de Minas Gerais (ARAMEL), fundada em 28 de julho de 1998 no município de Divino-MG, nasceu com o propósito de organizar e fortalecer a agricultura familiar e comunidades quilombolas da região. Sua atuação tem como pilares o acesso às políticas públicas, a facilitação da comercialização e o incentivo à produção agroecológica.
Desde sua criação, a ARAMEL vem promovendo a organização dos(as) agricultores(as) familiares, ampliando sua atuação para os municípios de Santa Margarida, Manhuaçu e Simonésia. Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores(as) na Agricultura Familiar de Divino (SINTRAF), foi criado o Mercadinho Solidário Dom Divino, que se tornou um espaço de referência para a comercialização justa e solidária.
Além disso, a associação estruturou feiras agroecológicas e passou a fornecer alimentos saudáveis e acessíveis a programas públicos como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Com isso, aumentou-se a geração de renda e a valorização do trabalho no campo.
A produção agroecológica de café, hortaliças, grãos e produtos da sociobiodiversidade é a base do trabalho da associação. A ARAMEL também investe em formação e troca de saberes, promovendo intercâmbios agroecológicos, oficinas de manejo sustentável e projetos de empoderamento das mulheres do campo, com destaque para o fortalecimento do artesanato como fonte de renda.
Entre as principais parcerias estão o CTA-ZM (Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), cooperativas e sindicatos rurais, além de movimentos sociais regionais.
A proposta da ARAMEL está alinhada à Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais (Lei nº 11.326/2006) e ao Programa Coopera Mais Brasil (Decreto nº 12.088/2024), reforçando seu papel como agente de transformação social e econômica, fortalecendo a autogestão, a governança coletiva e a geração de renda sustentável no campo.